sábado, 25 de junho de 2016

Cálculo II

No conteúdo que vi na universidade que estudo a UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei - Campus Alto Paraopeba, tive os seguintes tópicos abaixo estudado aonde destaco:

  • Técnicas de integração e cálculo de volume de sólidos, substituição trigonométrica;
  • Sequências e Séries, vi bastantes temas como os diferentes testes de convergência, séries de potência e raio e intervalo de convergência, Taylor;
  • Derivadas Parciais, regra da cadeia, vetor gradiente, multiplicadores de Lagrange;

Quando fiz esta matéria, inicialmente, comecei estudando pelo livro do autor Stewart, mais a frente, em minha humilde opinião de estudante de Engenharia Mecatrônica, comecei a estudar pelo livro do Thomas, e achei melhor no quesito de exercícios. O curso que fiz é bem teórico, não tivemos aulas usando recurso computacionais como Mapple, e digamos, que não seria estritamente necessário dado a grade do curso ter cálculo numérico, porém ajudaria na contextualização do Cálculo em si. E é justamente nesta tecla, do uso do recurso computacional que Stewart usa e abusa, mas que dificulta o acompanhamento da disciplina quando requisitada pelo professor da maneira tradicional. Devido a isto me adaptei de forma mais satisfatória com o livro do Thomas.

Para estudar tal disciplina estive durante o curso buscando usar diferentes métodos para conseguir sintetizar os exercicios na cabeça aonde destaco:
- Leitura;
- Elaboração de um resumo;
- Elaboração de um mapa mental;
- Exercicios;

Para grandes sessões de estudo, costumo usar a técnica Pomodoro, um aspecto que fiz e não recomendo é estudar uma semana antes, de última hora, dificultou muito para mim fazer os intensivões, ir acompanhando é o melhor realmente.
Em relação a dúvidas nada melhor do que o livro acompanhado do solucionário, além de ter um professor por escrito, ainda pratica-se o inglês, claro que depende do exercício. E muita mas muita cabeça fria para lidar com os diferentes temas.
Uma base boa em Cálculo I também é recomendado, durante esta matéria sempre tive que usar o que aprendi em Cálculo I como derivadas, integrais, limites, porém contextualizada a novos temas.

Nas próximas postagens estarei postando slides de resumo que fiz para meu auto-aprendizado, mapas mentais, resumos e exercícios resolvidos.

Desde já boa sorte a quem se aventura na área e vamos que vamos!

0 comentários:

Postar um comentário