domingo, 28 de agosto de 2011

Os impactos ambientais produzidos pela agricultura

Os impactos ambientais produzidos pela agricultura

Bom, a agricultura  é muito importante para a humanidade por forcener o alimento, embora sua distribuição seja desigual, além disso vários países dependem da venda de seus produtos para sobrevivência econômica, é o caso de vários países na América Central e na África que dependem desta atividade. Agora, tanto nas formas mais modernas quanto nas formas mais tradicionais para subsistência, ela vem afetando o meio ambiente, causando desgates, gerando perdas, que não controladas podem afetar a atividade econômica e também a produção de alimentos. Junto com as condições naturais como umidade maior ou menor, fertilidade dos solos variada, desgaste quanto a agentes climáticos, a agricultura vem intensificando estes processos quanto mais se amplia e mais se moderniza. A seguir, alguns impactos ao meio ambiente:
  • A erosão e o esgotamento dos solos: O processo erosivo é maior em áreas onde há maior declividade, nessas áreas onde as chuvas são mais abundantes, a água provoca o deslizamento de terras, a retirada de nutrientes e um empobrecimento do solo. Esse processo se acentua com a retirada da vegetação natural, pelo uso de técnicas inadequadas como o revolvimento do solo, a queimada e o cultivo de vegetais que nem sempre são os adequados a área. Estima-se que anualmente cerca de 6 milhões de hectares tornam-se completamente improdutivos. Alguns países onde este processo ocorre são os países da África localizado em áreas desérticas. Brasil, regiões litorâneas e áreas de savanas.
  • A desertificação: Bom, os desertos são áreas onde as chuvas são insuficientes para a agricultura. Mas, areas semiáridas e subúmidassão usadas pelas populações locais para a agricultura precariamente, reitrando a pouca vegetação existente. Alguns desertos no mundo, são o Deserto do Atacama, que fica no Chile, e a temperatura é fria, o deserto de Gobbi, que fica na China e o clima é temperado, o deserto do Saara, que fica no Cada África, e tem um clima quente, e o deserto do Calaari que fica no Sul da África.
  • Os pesticidas: A monocultura, causa um certo desequilibrio na cadeia alimentar facilitando a aparição dos insetos e das ervas que tornam-se pragas para o cultivo, pela falta de seus predadores naturais. Consequentemente, a indústria química criou vários agrotóxicos para exterminar essas pragas, mas elas tronam-se cada vez mais resistentes, e a utilização de pesticidas mais fortes e em maiores quantidades necessárias. O uso indiscriminado provoca problemas para as pessoas que aplicam esses venenos, compromete a qualidade do produto, atingindo as pessoas que o consomem, além, claro, de contaminar os solos e as águas que o permeiam. O uso indiscriminado dos pesticidas atinge micro-organismos que propiciam a fertilidade do solo, tornando-o pobre. O sistema agrícola que mais usa agrotóxicos é o Sistema Intensivo, os países onde ocorrem situações como estas são países como Israel, Brasil, Estados Unidos.
  • A irrigação: A irrigação que é considerado um avanço da agricultura, é aplicado em apenas 15% das terras para agricultura, mas gera cerca de 36% da produção agrícola mundial. A irrigação gera como problemas a eutrofização, que é um processo de acúmulo de fertilizantes químicos nos canais e reservatórios que percorrem a área irrigada e causa o aparecimento de algas que consomem grande parte do oxigênio; o aumento de pragas e raízes que se alargam demais prejudicando a plantação; a salinização que, produzida pelo acúmulo de sais minerais na parte superficial do solo, com frequência em áreas desérticas e semiáridas.
Bom, isso é um exemplo dos principais problemas ambientais causados pela agricultura.

0 comentários:

Postar um comentário