sábado, 9 de abril de 2011

A "Grande Guerra"

A Grande Guerra

O primeiro grande conflito do século XX
Em 28 de junho de 1914 um estudante da Bósnia, Gabriel Princip, matou a tiros o príncipe Francisco Ferdinando, do Império Austro-Húngaro, enquanto passeava com a sua mulher pelas de ruas de Saravejo, capital da Bósnia, região anexada à Áustria em 1908. Foi o ínicio da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Na primeira guerra iniciava-se uma fase de grandes convulsões sociais. Com este conflito, terminava a paz e a prosperiade, sob as quais a sociedade burguesa repousava, o fim da época de esperanças no futuro da humanidade na ideologia do progresso.

As razões do conflito 
Claro que não era apenas o assassinato do príncipe Ferdinando que causaria essa guerra, mas sim várias razões que desequilibravam o jogo entre as forças internacionais. 
  • A derrota francesa na guerra franco-prussiana que causou a anexação da Alsácia-Lorena pela Alemanha, que era uma grande produtora de carvão e ferro necessários para a indústria do aço.
  • No ínicio do século XX, A Alemanha produzia produtos com mais qualidade e preços menores do que a Inglaterra, que fazia com que os lucros da Inglaterra fossem diminuindo.
  • A França e a Inglaterra controlavam a maioria das colônias asiáticas e africanas, o que causava ambição na Alemanha e Itália que queriam participar deste sistema de exploração.
  • O czar da Rússia defendia o pan-eslavismo, que queria reunir todos os povos eslavos sob seu comando, uma desculpa para a Rússia apoiar os movimentos nacionais eslavos que pretendiam separar-se do Império Austro-Húngaro.
A situação estava tensa no continente europeu desde 1871 quando teve-se a unificação alemã. Vivia-se em um estado de "Paz Armada", onde os países europeus vinham-se militarizando e estabelecendo alianças políticas na expectativa de uma guerra. O conjunto foi travado entre dois blocos liderados por alianças:
  1. Tríplice Entente: Rússia, Grã-Bretanha e França
  2. Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália
No decorrer do conflito...
  • A Itália deixou de apoiar a Alemanha em 1915 sob a promessa de receber da Inglaterra colônias da África.
  • Os Estados Unidos entraram na guerra em 1917, por recearem da França e a Inglaterra perderem a guerra, pois eram seus principais parceiros econômicos, e aos ataques dos submarinos alemães que ameaçavam suas exportações.
  • A Rússia saiu da guerra em 1917 pelo Tratado de Brest-Litovsky em função da Revolução Socialista.
  • O Japão entrou em guerra contra a Alemanha, querendo obter territórios deste país na China e no Pacífico.
  • O Brasil declarou guerra à Alemanha em 1917, acompanhando os EUA, com o envio de enfermeiras e alimentos.

O desenrolar da guerra
Após o ínicio do conflito, formaram-se duas frentes de batalha. A frente ocidental, onde saia as forças da Alemanha em direção a Paris, e a frente oriental, no qual as forças da Alemanha saiam em direção a Russia. A batalha que envolvia a frente ocidental fora a pior, ela acontecia nos territórios ocupados pela Bélgica e França. Na Frente Ocidental, milhões de soldados ficavam nos parapeitos das trincheiras barricadas com sacos de areia, vivendo como ratos, com piolhos. Esperando o momento em que els saíriam por cima do parapeito para a terra de ninguém, onde avançariam rente aos tiros das metralhadoras que os ceifavam.
A guerra foi dividida em alguns períodos:
  • 1914 - Guerra de Movimento, nela a Alemanha tinha superioridade militar, neste período, ela invadiu a Bélgica, conseguiu movimentar-se em território francês, mas na Batalha do Marne, os francese conseguiram expulsar o exército alemão do seu território.
  •  1915/1918 - Guerra de Trincheiras, nesta fase, os exércitos de ambos os lados constroem trincheiras por arames farpados e metralhadoras, começam a usar novos equipamentos e armas: gases tóxicos, tanques de guerra e aviões.
  • 1917 -  o Ano de mudanças, o Estados Unidos, grande forncedos de armas e suprimentos unem-se à Tríplice Entente e declaram Guerra contra a Alemanha, ele entra trazendo armas poderosas e soldados equipados, logo depois a Rússia sai do conflito em função de problemas internos, a Revolução Socialista.

Fim da 1ª  Guerra Mundial
Com a entrada dos Estados Unidos a guerra, a Alemanha enfraquece mais ainda, o número de operários diminuira um quarto, e as operárias aumentara 50%, a maioria da mão de obra era usada para a fabricação de material bélico, nas indústrias têxteis e alimentares caira 60%, todo o país havia desequilibrado econômicamente e socialmente.
Em 28 de setembro de 1918, a Alemanha completamente isolada, reconheceu a derrota, o kaiser Guilherme II procurou a mediação do presidente norte-americano Woodrow Wilson, para a assinatura de um Armistício. Um forte oposição política contra o imperador alemão cresce, liderada pelo partido socialista, Guilherme II abdica e foge para a Holanda. Assim forma-se a República de Weimar, onde em 11 de novembro de 1918, assina sua rendição condicional aos aliados. Em 23 de junho de 1919 é assinado o Tratado de Versalhes, que responsabilizava a Alemanha pela guerra impondo o pagamento de pesadas indenizações em dinheiro, equipamentos, máquinas, minérios e produtos químicos para a França e Inglaterra. Os Estados Unidos não assinara este Tratado por achar abusivos a penalidades para os alemães. Para tentar-se promover a paz mundial cria-se a Liga das Nações em 1919. As tensões políticas continuaram na Europa e esta Liga serviu para pouca coisa. Os Estados Unidos, Alemanha e Rússia não quiseram fazer parte dela.

Efeitos da guerra
A 1ª Guerra provocou transformações no jogo de forças internacional, muitas mortes, toda a Europa estava desequilibrada econômicamente. Os Estados Unidos despontavam econômicamente e politicamente. A Alemanha fora desmilitarizada, perdera1/7 de seu terrtório e todas as colônias. O mapa da Europa fora redesenhado com o surgimento de novas nações criadas conformes critérios de identidade étnica. As potências vencedoras se importavam em fazer frente a um avanço soviético. Contribuiu para intensificar as mudanças sociais, pois as mulheres entraram no mercado trabalhista.
No final, na guerra foram mobilizados 65 milhões de homens, 9 milhões morreram, 22 milhões se feriram, 7 milhões tornaram-se inválidos, e desapareceram 5 milhões de homens.
Entre as nações criadas após a guerra estão a:
  • Finlândia
  • Estônia
  • Letônia
  • Lituânia
  • Polônia
  • Checoslováquia
  • Hungria
  • e Iugoslávia
Está terminado a revisão quanto a 1ª Guerra Mundial

0 comentários:

Postar um comentário