quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os Estados Físicos da Matéria

Os Estados Físicos da Matéria

A matéria pode existir em 4 estados físicos: sólido, líquido, gasoso e plasma. Gelo e água são quimicamente as mesmas substâncias, pois tanto o gelo como a água são quimicamente H2O, se ele virar gelo ainda será H2O, a única coisa que mudou, foi seu estado físico. A água assume a forma de seu recipiente e o gelo assume forma própria, claro que esta será uma difereça quanto a parte física da matéria, mas quanto ao estado químico, sabemos que a água tem uma energia térmica (a movimentação das moléculas em seu estado) muito grande a ponto dos moléculas/particulas, como você chamar, não conseguir ficar no mesmo lugar, por causa de seu alto grau de agitação (a energia térmica), e no gelo suas moléculas, ficarem se movimentando, mas não a ponto de sair do mesmo lugar.

 Os estados físicos da matéria como já falei, são divididos em  sólido, líquido, gasoso e plasma. 
  • O sólido possui forma e volume próprios pois tem uma grande forma molecular,traduzindo, o sólido tem anergia térmica tão baixa, a ponto de que com o movimento das moléculas,  e a colisão delas, elas quase não mudam de posição, tem pouca energia térmica, por isso que o sólido tem forma e volume próprio, por que ele tem pouca energia térmica.
  • O líquido já é bem diferente, ele tem mais energia térmica, suas moléculas são tão agitas que quando se colidem, não conseguem ficar na mesma posição, ela tem força para empurrar as outras, bem diferente do estado sólido, essas colisões sõ a causa da água não ter forma própria, mas sim forma do recipiente. Ah! Esse movimento da água ocorre por causa desta colisão de moléculas, que faz com que não fiquem nas mesmas posições.
  •  O estado gasoso tem uma energia térmica maior ainda do que a de água, na água ela não sai afasta tanto, a ponto de sair do recipiente, agora no gasoso, hum, ele faz é não ter forma, nem volume próprio e sim variável,  sua energia térmica é muito grande que elas não conseguem ficar com juntas, elas querem e se afastar o máximo possivel das outras moléculas gasosas.
  • No plasma tem mais energia térmica do que o próprio gás, as colisões são tão grandes que chegam a empurrar os elétrons para longe do núcleo de seus átomos. Ele consiste numa mistura de íons negativos com íons positivos.
As mudanças de estado caracterizam a mudança física do estado de uma matéria para outro. Elas ocorrem em uma determinada temperatura, pois assim as substancias puras ganham ou perdem energia térmica. As mudanças de estado são:
  • Fusão: O material no estado sólido passa para o estado líquido devido ao aquecimento
  • Solidificação:  O material no estado líquido passa para o estado sólido por causa do resfriamento.
  • Vaporização: O material no estado líquido passa para o gasoso. Ela pode ocorrer através de 3 maneiras:
- Evaporação: O líquido vaporiza lentamente através da temperatura ambiente.
- Ebulição: O líquido vaporiza rapidamente, com formação de bolhas em determinada temperatura.
- Calefação: O líquido vaporiza muito rapidamente pelo fato da temperatura ser acima daquela que ocorre na ebulição. 
  • Condensação (liquefação): O material no estado gasoso passa para o estado líquido, acontece quando o vapor é resfriado.
  • Sublimação: O material no estado sólido passa diretamente para o gasoso. Iodo, naftalina, gelo seco são materiais que sublimam. Obs: Quando o material gasoso vai diretamente para o estado sólido, esta mudança chama-se ressublimação.

Bom esta terminado a revisão que trata sobre os estados físicos da matéria. 

0 comentários:

Postar um comentário