segunda-feira, 11 de abril de 2011

Quando usar por que, por quê, porque e porquê

Quando usar por que, por quê, porque e porquê

  • O por que - preposição por + pronome que vem introduzido nas orações interrogativas diretas e interrogativas indiretas, no caso das  indiretas pode ser substituído por "por que razão". Exemplos: Por que você não veio?; Não sei por que ele discordou de mim.(Não sei por que razão ele discordou de mim.).
  • O por que também pode equivaler à preposição por + pronome relativo que. Neste caso pode ser substituido por "pelo qual" (pela qual, pelos quais, pelas quais). Exemplos: Este é o caminho por que passeávamos. ( este é o caminho pelo qual passeávamos.). 
  • Ele também pode equivaler à preposição por + conjunção integrante que, neste caso inicia orações subordinadas substantiva cujos verbos rege a preposição por. A oração subordinada inteira pode ser substituída por "isto", transformando-se em por que em por isto. Exemplos: Anseio por que ele tenha êxito ( Anseio por isto).
  •  O porque vem como conjunção (coordenativa explicativa, subordinativa causal e final). Exemplos: Parece feliz porque canta. ( conjunção coordenativa explicativa, pois explica porque "parece feliz"); Canta porque está feliz (conjunção subordinativa causal, pois demonstra a causa de cantar); Cantou porque parecesse feliz (conjunção subordinativa final, pois explica o objetivo de cantar). 
  •  Por quê, preposição por + pronome interrogativo que - no final das interrogativas. Equivale a "por que razão". Exemplo: Você não veio, por quê? (Você não veio, por que razão?).
  •  Porquê, substantivo, vem como sinônimo de motivo. Exemplo: Não sei o porquê de sua pressa. ( Não sei o motivo de sua pressa.

Está terminada a revisão quanto ao uso do por que, por quê, porque e porquê.

0 comentários:

Postar um comentário