segunda-feira, 11 de abril de 2011

A América do Sul

 A América do Sul

Quadro Físico
No oeste, por causa do contato entre placas tectônicas, aparecem grandes montanhas (Andes); na parte central aparecem imensas planícies (a do Rio Amazonas e a Platina); e no leste, ocorrem os planaltos mais antigos, muito desgastados (Planalto Brasileiro). 
Na hidrografia, os grandes rios deságuam no Atlântico, enquanto que os rios da vertente do Pacífico são encachoeirados e poucos extensos - o que também aproxima a América do Sul com a América do Norte. 
A América do Sul é atravessada pelo Equador, no extremo norte (Equador, Colômbia e Brasil) e pelo Trópico de Capricórnio, ao sul (Chile, Paraguai e Brasil). A maior parte da América do Sul está sob o domínio do clima tropical, quente e úmido e somente na área mais ao sul encontramos o clima temperado. É o lugar das grandes florestas tropicais, nas áreas mais úmidas, e dos cerrados, nas áreas mais secas.
A divisão da América do Sul
Podemos dividir a América do Sul em grandes conjuntos regionais. Percebe-se três grandes grupos:
  • Guianas: Estão situadas na porção norte, em terras dominadas pelo Planalto das Guianas (interior) e por planícies (litoral). Foram colonizadas por povos não ibéricos: a Guiana tornou-se independente da Inglaterra em 1961; o Suriname foi colônia holandesa até 1975; e a Guiana Francesa é até hoje colônia francesa.
  •  Países Andinos: Caracterizam-se pela presença da Cordilheira dos Andes, provocando problemas de integração nacional, sua população é marcadamente indígena ou mestiça.
  • Países Platinos: Ocupam uma área de maior desenvolvimento econômico com traços culturais mais europeus, por causa do tipo de ocupação e do clima mais semelhante. Porém essa divisão não é perfeita, pois considera menos as condições histórico-culturais e a atual inserção na economia.
Está terminado a revisão quanto a América do Sul. 

0 comentários:

Postar um comentário